quinta-feira, 18 de novembro de 2010

"If You Believe They Put the Man on the Moon..."

Você já deve ter ouvido falar sobre as diversas teorias que comprovam que o homem jamais pisou na lua. Existem outras sobre e existência de um suposto substituto do Paul McCartney que teria morrido num acidente em 1966. Há quem diga, até, que a princesa Diana foi assassinada....

Independente de crenças, não deixa de ser interessante pensar nesta necessidade que muitos tem de desafiar o (auto) senso estabelecido. “Arquivo X” fez o favor de ensinar minha geração a desconfiar de tudo, mas digo do alto de minha maturidade “loading”, que encontrar a tecla seletora que faz um ser humano acreditar ou não, é das coisas mais complexas que existem...Falo de um nicho específico de “audiência”, é claro. Há quem, simplesmente, não intua ter escolha. Há quem não tenha vontade. Há quem desista no meio do caminho. E há quem objetive ser irredutível, independente de tudo. 

Não sei se você é partidário de alguma destas vertentes. De todas, a que mais me amedronta é aquela trilhada pelas pessoas que deixaram de acreditar em si mesmas. Tenho medo porque alguém assim, escolheu o vazio como sentença. Porque alguém assim, dificulta qualquer tentativa de aproximação. E finalmente, porque gente assim, contamina qualquer um, que se importe, com a frustração da impotência. Gostaria de poder ajudar. Mas, só conheço uma forma: Dizer que, apesar de tudo, eu ainda acredito....Que meu lado "astronauta" resiste bravamente ao cinismo e que, ao contrário do que pensa o agente Mulder, a verdade que importa, está aqui dentro.


David Bowie - 'Space Oddity' original video [1969] from Naga Shadow on Vimeo.

3 comentários:

  1. não é fácil ter coragem. e, no meio desse mundo louco e descartável em que vivemos, você não tem medo tem se expor. é lindo acreditar!
    se isso é ser astronauta, me avisa quando sai a próxima astronave...

    ResponderExcluir
  2. Não tenho medo pq tenho rede de proteção. Uma rede segura e firme, capaz de levantar vôo comigo a qualquer hora. Obrigada hoje e sempre, co-pilota amada.

    ResponderExcluir
  3. As vezes é preciso se esvaziar de algumas referências, de alguns momentos, de alguns vícios. Mais difícil que a decisão de entrar nesse lugar de esvaziamento é ter a consciência que ele só é importante pra que possamos nos levantar depois e seguir em frente mais fortes. Como você diz, muito bem, o difícil é acreditar que temos essa força. E temos! Viva a coragem de quem não desiste e segue.

    ResponderExcluir